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Os 3 pilares da contabilidade digital e como implementá-los

A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.

Migrar para a contabilidade digital não é apenas uma tendência, é uma necessidade crescente no mercado contábil atual.

Segundo uma pesquisa da Telus International, 65% dos clientes esperam que sua experiência seja automatizada. Por isso, é muito importante que você consiga atualizar seu serviço para atender as necessidades e expectativas de um atendimento digital.

Além disso, esse modelo é especialmente benéfico para novos contadores que estão entrando na área, tanto para captar clientes que preferem serviços mais digitais quanto para modernizar a gestão e aumentar a eficiência.

Então confira como realizar essa transição, e conquistar mais clientes qualificados através da internet.

Como migrar para a contabilidade digital

Para contadores estabelecidos, a adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.

A digitalização moderniza toda a forma como você atende seus clientes e automatiza tarefas repetitivas do dia a dia. Assim, a transição para uma contabilidade digital se baseia em três pilares fundamentais:

  1. Processos Automatizados;
  2. Atendimento Digital ao Cliente;
  3. Presença Digital.

Processos automatizados

Automatizar processos é o primeiro passo (e um dos mais importantes) para uma contabilidade digital eficiente.

Quanto mais automática for sua rotina, como, por exemplo, a emissão de notas fiscais, você terá menos processos manuais consumindo seu tempo, tornando seu trabalho mais fácil e melhorando a experiência do cliente.

Nesse caso, o Emitte Contábil se propõe exatamente a automatizar qualquer emissão de nota fiscal, além de centralizá-las em um único painel.

Este processo de, automação permite que a contabilidade seja mais consultiva e próxima do cliente, em vez de focar apenas em gerar declarações e processos.

Nesse sentido, cerca de 86% dos consumidores preferem pagar mais por uma melhor experiência do cliente (Oracle, 2011).

Portanto, você terá mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas.

Atendimento digital ao cliente

O segundo pilar é o atendimento digital ao cliente. A maioria dos clientes, especialmente os mais jovens, prefere serviços online. Eles não querem ir presencialmente ao escritório ou trocar vários e-mails diariamente.

Portanto, seu atendimento precisa ser digital. Reuniões, comunicações e avisos devem ser feitos online, utilizando ferramentas como Google Drive para armazenamento e compartilhamento de documentos.

Por exemplo, na época do Imposto de Renda (IR), ter todos os documentos do cliente armazenados em nuvem facilita o acesso e a organização, tanto para o cliente quanto para o contador.

Presença digital

O terceiro pilar é a presença digital, que é essencial para atrair novos clientes e aumentar seu alcance, afinal, quem não é visto não é lembrado. No entanto, isso não significa que você precise fazer dancinhas no Instagram ou TikTok.

Na verdade, você pode aproveitar as redes sociais para criar um bom relacionamento com seu público. Dê dicas, tire dúvidas e traga informações ricas sobre o meio.

Assim, um perfil profissional nas redes sociais, um site bem estruturado e a oferta de conteúdo relevante são o mais importante.

O Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo, com brasileiros conectados, em média, quatro horas e oito minutos diariamente. Por isso, estar presente nas redes sociais, fornecendo informações úteis e tirando dúvidas, é uma forma eficaz de posicionar e apresentar sua marca.

Benefícios da contabilidade digital

Migrar para a contabilidade digital oferece uma série de benefícios práticos que aumentam a eficiência e a precisão dos processos contábeis.

, Com sistemas automatizados, as empresas podem reduzir significativamente o tempo gasto em tarefas manuais, como a entrada de dados e a reconciliação de contas.

Assim, isso não apenas libera recursos humanos para atividades estratégicas, mas também minimiza o risco de erros, garantindo maior conformidade com as normas fiscais.

Além disso, a contabilidade digital facilita o acesso e a análise de dados em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e informada.

Ferramentas de análise avançada e dashboards personalizáveis oferecem insights valiosos sobre a saúde financeira da empresa, ajudando a identificar tendências e oportunidades de melhoria.

Conclusão

Quando você une esses três pilares – processos automatizados, atendimento digital ao cliente e presença digital – sua contabilidade se torna mais moderna, rápida e valorizada pelos clientes. Afinal, com a internet, você tem infinitas possibilidades para melhorar seu serviço e expandir sua base de clientes.

Por isso, é tão importante escolher boas ferramentas que acelerem e simplifiquem as tarefas manuais da contabilidade, bem como melhorem a experiência dos clientes.

É exatamente a isso que o Emitte Contábil se propõe a fazer, permitindo que o contador centralize todas as emissões dos seus clientes, e acelere o processo de emissão em 90%.

Ou seja, sua rotina fiscal ficará mais prática e rápida e o atendimento dos clientes será muito melhor.