S Diversidade, Equidade e Inclusão em escritórios de contabilidade | Master Contabilidade Assessoira e Consultoria Empresarial
Área do Cliente

Área do Cliente

Notícias

Diversidade, Equidade e Inclusão em escritórios de contabilidade

Entenda a importância da DEI nas organizações contábeis.

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são elementos que se complementam, porém, é necessário destacar que são diferentes entre si. Assim, neste artigo, apresento a você o que cada um significa e os benefícios da promoção da DEI na cultura dos escritórios de contabilidade.

Falar de diversidade é falar de pessoas diversas que possuem suas características individuais. Cada pessoa é única e possui as suas próprias características pessoais, isso em relação a orientação afetiva, orientação sexual, identidade de gênero, idade, raça, etnia, classe, entre outras.

A equidade no local de trabalho significa que todas(os) colaboradoras(es) devem ser tratadas(os) de forma justa, e de modo que tenham oportunidades iguais.

A inclusão no local de trabalho refere-se à promoção de um ambiente acessível, adequado para todas(os) colaboradoras (es), capacitando-as(os) e incentivando-as(os) constantemente para que possam contribuir plenamente para o sucesso da organização e de suas carreiras.

Assim, destaca-se que a DEI se tornou um elemento crucial nas organizações, seja de pequeno, médio e grande porte, oriundas dos mais diversos segmentos. Muitos empregadores estão adotando a DEI em seus processos de recrutamento e seleção.

Ademais, faz-se necessário destacar que, para além desses processos inclusivos, é necessário haver ações empresariais em prol da promoção de um ambiente seguro e acolhedor aos colaboradores diversos.

E quais são os benefícios da DEI para as organizações?

De acordo com a Unisys (2022), a promoção da diversidade no local de trabalho contribui para maior produtividade e solução de problemas das empresas, maior inovação, melhor desempenho da organização, com maiores lucros.

Portanto, diante do exposto, observa-se os benefícios da inclusão de pessoas diversas nos escritórios de contabilidade, como por exemplo, a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), pessoas negras, com mais de 50 anos de idade, Travestis, Transexuais e Transgêneros, dentre tantas outras pessoas, com suas diversas características pessoais.

Assim, convido contadoras e contadores para se aprofundar nessa temática buscando promover a Diversidade, Equidade e Inclusão nos seus escritórios de contabilidade.

Espero que esse artigo possa lhe ajudar!

Grande abraço.

Fonte: Unisys (2022)